Credito automóvel

Em que consiste um crédito automóvel?

O crédito automóvel é uma modalidade de financiamento destinada à aquisição de um veículo, seja este novo ou usado, podendo ser realizada com ou sem reserva de propriedade.
No crédito automóvel com reserva de propriedade, o banco ou instituição financeira que concede o empréstimo regista um direito sobre o carro na Conservatória, o que lhe permite ficar com o mesmo se o devedor entrar em incumprimento.
Se o empréstimo for contratado sem reserva de propriedade, o veículo pertence ao devedor desde o primeiro dia.

 

Quais os prós e os contras de solicitar um crédito automóvel para usados?

Começando pelos benefícios do empréstimo bancário para comprar carros usados, cabe assinalar, desde logo, que os bancos financiam a 100% (ou seja, a totalidade do valor da viatura).
Além disso, se o consumidor desejar entretanto vender o carro, pode fazê-lo sem grandes contrariedades, uma vez que não existe reserva de propriedade por parte do banco – o automóvel é do devedor desde o primeiro dia.

O financiamento automóvel é dos mais fáceis de adquirir, desde que o consumidor possua um bom historial de cumprimento de outros empréstimos e uma taxa de esforço aceitável.

 

Que documentos são necessários para se pedir um empréstimo automóvel?

A documentação solicitada para este efeito pode variar de instituição para instituição, mas normalmente é a seguinte:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  • Comprovativo de residência: uma fatura dos serviços de telecomunicações, água, eletricidade ou gás;
  • Último recibo de vencimento;
  • Comprovativo de rendimentos: última Declaração de IRS para trabalhadores por conta de outrem e por conta própria ou Declaração de IRS e Comprovativo de Segurança Social para pensionistas;

 

Qual é a diferença entre crédito automóvel e leasing?

O leasing é uma solução que permite adquirir um carro novo com um prazo alargado e pagando uma mensalidade, mas o cliente só fica com a viatura no final do contrato se desejar e através do pagamento do chamado valor residual.

Por sua vez, no crédito automóvel com reserva de propriedade a viatura é sempre do cliente, não havendo uma devolução da mesma no fim do contrato.

Envie-nos uma mensagem que entramos em contacto consigo

Credisucesso© 2022. Direitos Reservados